Produção da Petrobras aumenta 3,7% no 1º trimestre: O que isso significa para você?

广告位火热招租中

A Petrobras fechou o primeiro trimestre com produção de petróleo, líquido de gás natural (LGN) e gás natural de 2,77 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/dia) no Brasil e no exterior, alta de 3,7% em relação aos três primeiros meses do ano passado. Os dados constam do relatório de produção e vendas do primeiro trimestre, divulgado na segunda-feira (29) pela estatal.

Impacto no Mercado Financeiro

Esse assunto pode mexer com o pregão desta terça-feira (30). O tema ganha ainda mais importância porque ontem, com o recuo do preço do petróleo devido aos conflitos no Oriente Médio, companhias desse segmento sofreram na bolsa. Apesar de esse não ter sido o caso da Petrobras, que registrou alta em suas ações, o tema deve continuar mexendo com o pregão.

Produção no Brasil e no Exterior

No Brasil, a empresa produziu 2,74 milhões de boe/dia, crescimento de 3,9% ante os três primeiros meses de 2023. Em termos de petróleo e LGN, a companhia extraiu 2,23 milhões de barris/dia, 4,4% a mais que entre janeiro e março do ano passado, enquanto a produção de gás natural no primeiro trimestre de 2024 foi de 507 mil boe/dia, 1,6% a mais que em igual período de 2023.

Produção no Pré-sal

Segundo a companhia, a produção de óleo no pré-sal foi de 1,857 milhão de barris/dia no primeiro trimestre, 4,1% abaixo do quarto trimestre de 2023, devido, principalmente, ao maior volume de perdas por paradas e manutenções.

Produção de Derivados

A produção de derivados da petroleira no primeiro trimestre atingiu 1,75 milhão de barris/dia, 6,1% acima de igual período do ano passado. A produção de diesel entre janeiro e março cresceu 6,4%, ante os três primeiros meses de 2023, para 699 mil barris/dia, enquanto a de gasolina foi de 391 mil barris por dia, alta de 5,1% na mesma comparação.

A empresa elevou em 8,2%, para 92 mil barris por dia, a produção de querosene de aviação (QAV) ano a ano. Juntos, os três derivados representaram 67% da produção da Petrobras no primeiro trimestre, estável frente a igual período de 2023. O fator de utilização das refinarias subiu sete pontos percentuais ante o primeiro trimestre do ano passado, para 92%.

Já as vendas de gasolina caíram 6,8% na comparação anual e 5,2% frente ao quarto trimestre de 2023, para 386 mil barris por dia, por influência da sazonalidade e da perda de participação para o etanol hidratado no abastecimento de veículos flex. A exportação de petróleo no primeiro trimestre caiu 11,3% na comparação anual, para 650 mil barris por dia. A importação de diesel, por sua vez, cresceu 24,3% na mesma comparação, para 87 mil barris por dia.

Este conteúdo foi publicado originalmente no Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor.

Oil Industry

Se gostou do conteúdo, deixe seu comentário abaixo. Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais, curtir e compartilhar! Obrigado pela leitura.


Por /Fábio Couto e Rafael Rosas


广告位火热招租中